3 formas de melhorar a autoestima sendo Altamente Sensível

3 formas de melhorar a autoestima sendo Altamente Sensível

Numa sociedade que privilegia a competição e a comparação, a autoestima é um tópico de extrema importância para uma Pessoa Altamente Sensível.

Segundo a Dra Elaine Aron, a maioria das Pessoas Altamente Sensíveis (PAS) apenas descobre este traço de personalidade (mais precisamente traço de temperamento já que nascemos com ele) numa fase mais adiantada da sua vida. Para mim, foi depois dos 40 anos (!). Se não sabes se és uma PAS faz o teste / questionário AQUI.

Isso implica que muitas PAS passam a vida a pensar que há algo de errado com elas. Em especial, se não têm a sorte de viver em ambientes familiares, escolares ou profissionais que entendam e respeitem a diferença e a sensibilidade, o que acontece com muito frequência.

Assim, a comparação persistente com os outros 80% da população que tem um modo de atuar diferente pode levar a questões de baixa autoestima, confusão e até a condições de saúde mental como a ansiedade ou a depressão crónica.

Por isso, um dos grandes investimentos que uma PAS pode fazer na sua vida, passa por aprofundar e honrar o seu dom da sensibilidade.

Abaixo, partilho contigo 3 formas de melhorares a autoestima, ou seja, a ideia e valor que tens de ti mesmo como forma de avaliação. Todas requerem tempo e intenção, mas tudo vale a pena…

  1. O TEU VALOR NÃO DEPENDE DE FONTES EXTERNAS


    Ou seja, se fundamentas a tua autoestima na opinião dos outros, estarás sempre sujeito a flutuações de humor conforme as pessoas que te rodeiam, a sociedade em que vives ou as expetativas que os outros têm de ti.

    Em vez de isso, investe tempo em conheceres-te melhor, em saber quais os teus dons e desafios, em aceitar os erros como aprendizagem e não derrotas, …

    Com o tempo vais desenvolver o teu código de valores que será um dos fundamentos internos da tua autoestima.

  2. ESTAR MAIS ALINHADO


    Umas das prioridades na vida de uma PAS deveria de passar por descobrir quais as coisas com as quais se sente mais alinhado. Por exemplo, as pessoas, os lugares, as situações, com as quais se sente mais confortável.

    Se após cumprires com as tuas tarefas e responsabilidades diárias, investires algum do teu tempo em coisas que te dão satisfação e conexão, o teu nível de energia e alegria expande.

    Para isso, todos os dias faz pelo menos uma coisa que gostes realmente. Seja uma caminhada, um banho relaxante, dançar, cozinhar, estar na natureza, pintar, fazer algo por outra pessoa, ajudar uma causa que te seja justa, etc.

  3. NÃO TE COMPARES COM OS OUTROS


    Cada pessoa é um mundo. Cada pessoa tem os seus desafios e sucessos, alegrias e tristezas, fraquezas e dons e estamos todos numa jornada.

    Se ao conheceres alguém bem-sucedido sentes-te frustrado em vez de motivado, quer dizer que provavelmente caíste na armadilha da comparação.

    O que podemos fazer é olhar para as pessoas como fonte de inspiração, mas entender que ninguém é igual e que cada um tem o seu percurso e modo de alcançar as suas metas.

    E se precisares de ajuda nesta jornada, estou aqui para te apoiar. Não estás sozinho!

Recorda que DAR VALOR A ALGO é:
investir tempo, energia, esforço e compromisso, na sua manutenção e crescimento.

O teu valor autêntico vem do quão conectado estás contigo mesmo. Por isso, ao conheceres-te melhor, estás a expandir o teu valor.

Kyle Cease

E tu, identificas-te com este artigo? Quais os teus desafios em relação à autoestima? Partilha na secção de comentários a tua experiência.

a

Sofia Loureiro | BSc • MNat • PhD

Terapeuta Natural & Mentora de Pessoas Altamente Sensíveis • Autora • Palestrante

Especializada em Pessoas Altamente Sensíveis Certificação em PAS Nickerson Institute • Terapeuta da Dra Elaine Aron List

o

Partilha com o Mundo:

2 thoughts on “3 formas de melhorar a autoestima sendo Altamente Sensível

  1. Hello Sofia,
    I am so blessed and glad to get your blog though Inside timer.
    Since there, I have realised that I am very PAS and your tips have helped a lot.
    Very gratitude 🙂 Viviane
    ############################################################
    Olá Sofia,
    Eu sou abençoada e feliz por conseguir o seu blog através do inside timer.
    Desde então, eu percebi que eu sou PAS (pessoa altamente sensivel) e suas dicas tem me ajudado muito.
    Muita gratidão 🙂 Viviane

    1. Obg Viviane por se fazer ouvir. Fico contente que o meu trabalho a esteja a guiar nesta jornada da alta sensibilidade.
      Bem-vinda!
      Com carinho,
      Sofia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.