fbpx

A Sofia

Pessoas Altamente Sensíveis Sofia

Como passei de um burn-out a uma vida alinhada com a minha sensibilidade.

Foi numa tarde de 2015 que, após várias sessões de coaching devido a (mais uma vez) ter atingido um estado de esgotamento mental e físico por não estabelecer barreiras saudáveis na minha vida, a minha coach olhou-me nos olhos com intensidade e comentou:

Tens de ler este livro. A tua vida vai mudar.

E na mão tinha uma cópia do “Highly Sensitive Person” (Pessoa Altamente Sensível) da psicóloga clínica Dra Elaine Aron (se não dominas o inglês podes encontrar a versão portuguesa do livro AQUI).

E ela tinha razão: à medida que eu devorava cada página daquele livro toda a minha vida começou a fazer sentido. As eternas perguntas de:

Mas será que há algo errado comigo?

— Parece que só eu é que vejo / me importo / sinto, tão profundamente o mundo à minha volta?

—  Porque é que desde pequena me preocupo tanto com os outros ao ponto de esquecer-me de mim?

— Porque é que cada vez que alguém ansioso / triste / angustiado se aproxima de mim eu fico a sentir-me da mesma maneira?

— Como encontrar a paz no meu caminho quando os pensamentos parecem não me largar?

— É normal que desde pequena me preocupe com questões profundas como o sentido da vida? Ou a paz mundial? Ou o bem-estar ambiental e animal?

A cada página parecia que a Dra Elaine Aron estava dentro da minha cabeça a fazer-me entender uma importante parte de mim, o traço de alta sensibilidade que como magia ligava as peças de puzzle da minha vida que até então estavam soltas e não integradas. Foi como se uma luz iluminasse o meu caminho. 

Desde então uma nova jornada de transformação teve início para honrar a minha alta sensibilidade. O abrir de um casulo onde me tinha ocultado há demasiado tempo.

Comecei a integrar os meus conhecimentos (Licenciatura em Biotecnologia : Mestrado em Naturopatia : Doutoramento em Química Ambiental) e a minha experiência como Terapeuta Natural, com práticas inovadoras de psicologia positiva e meditação mindfulness, o que contribuiu para um salto quântico na minha evolução pessoal.

A cada dia sentia-me mais alinhada com o meu poder pessoal e comecei a cuidar de mim como devia e a tornar-me na minha melhor amiga. Os níveis de ansiedade baixaram, a bola na garganta desapareceu, e os meus esgotamentos passaram a ser a exceção e não a regra. Aprendi cada vez mais a estabelecer barreiras saudáveis na minha vida e a navegar nos desafios do dia-a-dia como Pessoa Altamente Sensível (P.A.S.). 

A minha paixão por este tema culminou com a minha certificação como especialista em Pessoas Altamente Sensíveis pelo Nickerson Institute, sendo também parte integrante da lista de Terapeutas da Dra Elaine Aron, o que para mim foi um sonho realizado.

Agora a minha missão é guiar P.A.S. como eu, a equilibrar o sistema nervoso e a saber con-viver com este admirável traço de personalidade (mais precisamente traço de temperamento já que nascemos com ele) que existe em 20% da população, através de práticas de saúde natural, ferramentas de psicologia positiva e exercícios de meditação mindfulness.

Uma vida emocional saudável e uma personalidade alinhada permitem ao corpo-mente encontrar o seu próprio estado natural de harmonia e serenidade.

Se já fizeste o Teste “Sou uma Pessoa Altamente Sensível?” e necessitas de suporte nesta jornada de descoberta estou aqui para te apoiar a saberes gerir e honrar o teu dom de sensibilidade.

Aqui é onde a Saúde Natural & o Bem-Estar se Combinam

Aqui é Onde te Conectas com o Teu Poder Pessoal 

Não Estás Sozinho!

Sofia Loureiro | BSc • MNat • PhD

Terapeuta Natural & Mentora de Pessoas Altamente Sensíveis • Autora • Palestrante

Especializada em Pessoas Altamente Sensíveis • HSP Certified Nickerson Institute • Terapeuta da Dra Elaine Aron List