NOVO Teste “Sou uma Pessoa Altamente Sensível?” revisto e atualizado

NOVO Teste “Sou uma Pessoa Altamente Sensível?” revisto e atualizado

Se antes já fizeste o teste “Sou uma Pessoa Altamente Sensível?” fica a saber que há uma novidade incrível. A Dra. Elaine Aron (a psicóloga clínica que deu nome ao traço da Alta Sensibilidade nos anos 90 e que desde então continou a investigar este tema), juntamente com uma equipa de investigadores, atualizaram a escala para medir a Alta Sensibilidade!

Desde a publicação do primeiro teste “Sou Uma Pessoa Altamente Sensível” em 1997, diversos estudos aprofundaram a compreensão sobre o que significa ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS). Agora, após anos de investigação, foi lançado uma versão revista e melhorada do teste, baseada nos mais recentes avanços científicos.

O que mudou?

  • O teste “Sou Altamente Sensível?” tem agora tem 18 questões (antes eram 27).
  • Há um equilíbrio entre os aspetos positivos e desafiantes da sensibilidade.
  • O novo teste inclui seis subescalas da Alta Sensibilidade.

As subescalas da Alta Sensibilidade

A pesquisa sugere que existem seis aspetos diferentes de sensibilidade, medidos através de seis subescalas. São elas:

  • Sensibilidade a detalhes, avalia a atenção de uma pessoa às mudanças subtis e aos detalhes no seu ambiente.
  • Profundidade de processamento, avalia quão profundamente uma pessoa reflete, por exemplo, sobre experiências, pensamentos e questões filosóficas.
  • Sensibilidade social, mede a sensibilidade aos sinais sociais e a capacidade de entender e empatizar com as emoções dos outros.
  • Sensibilidade a experiências positivas, estima quanto uma pessoa aprecia e é afetada por experiências sensoriais positivas, como cheiros finos, sabores ou música.
  • Reatividade emocional, mede o quanto um indivíduo reage emocionalmente às experiências, quer demonstre isso externamente ou não.
  • Sobre-estimulação, verifica a facilidade de uma pessoa se sentir sobrecarregada por estímulos externos, como luzes fortes, ruídos altos ou ambientes caóticos.

As pontuações das subescalas acima ajudam a compreender como cada um desses aspetos contribui para a tua sensibilidade. Ou seja, fazer o teste e calcular a pontuação em cada subescala, vai ajudar a obter uma compreensão detalhada das áreas que mais contribuem para a tua sensibilidade.

A grande diferença

O antigo teste “Sou uma Pessoa Altamente Sensível” focava-se principalmente nas dificuldades da Alta Sensibilidade. Esta nova versão revista e atualizada, traz uma perspetiva mais completa, destacando também os pontos fortes deste traço de temperamento.

Apesar das mudanças que foram feitas em relação ao teste anterior (que tinha 27 questões), os estudos mostram que as pessoas tendem a obter pontuações semelhantes no teste antigo e no novo. Isso significa que a pesquisa feita com a escala original continua válida.

No entanto, como o teste anterior tinha perguntas muito focadas nos desafios da sensibilidade, ele relacionava-se mais com traços como neuroticismo, depressão e ansiedade.
A nova versão atualizada e revista, ao incluir também aspetos positivos da sensibilidade, oferece uma visão mais equilibrada e menos associada a características negativas.

Faz o novo teste Aqui

Se queres saber como te posicionas neste novo teste “Sou uma Pessoa Altamente Sensível?”, podes aceder à versão já traduzida para Português AQUI

Ou podes fazer o novo teste da Alta Sensibilidade na versão original em inglês através das páginas:

Após fazeres o teste, partilha nos comentários qual foi o teu resultado.

“Tu nasceste para estar entre os conselheiros e pensadores, os líderes espirituais e morais da tua sociedade. Tens todos os motivos para sentir orgulho.- Dra Elaine Aron

a

Sofia Loureiro | BSc • MNat • PhD

Terapeuta Natural, Mentora & Guia Intuitiva de Pessoas Altamente Sensíveis | Autora • Palestrante

Especializada em Alta Sensibilidade Certificação Nickerson Institute • Terapeuta da lista Dra Elaine Aron

Integro ciência, espiritualidade e intuição para apoiar o bem-estar profundo de Pessoas Altamente Sensíveis

o

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.