A acumulação de toxinas a nível do corpo é uma realidade para toda a população. No entanto, para as Pessoas Altamente Sensíveis (PAS) as consequências podem se fazer notar (ainda) mais devido ao organismo sensível.
Em terapias naturais, considera-se que uma toxina é uma substância prejudicial ao bom funcionamento do organismo, de origem natural ou artificial.
A acumulação de toxinas no organismo pode manifestar-se de diversas formas como fadiga crónica, falta de concentração, problemas inflamatórios, dores de cabeça, quistos, distúrbios digestivos (ex. gases, prisão de ventre, diarreias, cólicas, inchaço abdominal), condições a nível da pele, dificuldade em perder peso, insónias ou até desordens mais graves.
As toxinas podem ter origem externa – nos alimentos que ingerimos (ex. resíduos de pesticidas nos alimentos oriundos de agricultura convencional, aditivos prejudiciais dos alimentos industriais, vestígios de hormonas e antibióticos da criação de animais), na água que bebemos, no ar que respiramos, nos produtos de limpeza ou os cosméticos que usamos – ou interna, através de processos metabólicos como a respiração e a digestão.
Por um lado, a realidade é que o nosso corpo tem a sua forma natural de desintoxicação através do fígado, das fezes, da urina e o suor. Por outro, nós podemos contribuir de forma ativa para ter um organismo mais limpo e vital. Recorda que a saúde é algo que se constrói a cada dia através das opções conscientes que vamos fazendo.
Abaixo partilho contigo 3 aspetos importantes para manteres o organismo limpo e saudável de forma natural.
- EVITA AO MÁXIMO AS TOXINAS
Nas minhas masterclasses acerca deste tema costumo comentar: “a melhor forma de desintoxicar, é não intoxicar“. Concordas?
Assim, devemos recorrer a uma alimentação o mais natural possível, baseada em alimentos frescos e biológicos, selecionar produtos de cosmética natural ou com baixo teor de substâncias tóxicas (evitando os habituais parabenos, ftalatos, triclosan, e outros mais, presentes nos produtos convencionais) e usar artigos naturais para as limpezas (ex. limão, vinagre, bicarbonato de sódio). Podes aprender a fazer os teus próprios produtos de limpeza e higiene ou comprar a quem faça estes produtos artesanalmente. Também os encontras a nível comercial.
Adicionalmente, o exercício físico, o sono reparador, as massagens, as respirações profundas, os banhos com sais, a sauna (sempre que não haja contraindicações), as escovagens de pele (aqui podes encontrar várias opções de artigos; eu uso esta escova) e beber líquidos com frequência (como água pura ou filtrada, infusões de plantas, sumos naturais de vegetais, batidos verdes). Tudo isto estimula os mecanismos naturais de desintoxicação. - FAZER DE FORMA SUAVE
Existem diversos programas de desintoxicação, os quais podem variar de duração e intensidade. Por exemplo, programas de 3 – 7 dias baseados no consumo de fruta e vegetais crus ou cozidos ao vapor e bebidas que incluem água pura ou filtrada, infusões de plantas (ex. dente de leão, cardo mariano, boldo) e sumos naturais.
NOTA: os sumos devem ser feitos com uma mistura de fruta e vegetais, de modo a diminuir a carga de açúcar presente na fruta. Os caldos caseiros de vegetais também são uma boa opção.
Habitualmente, uns dias antes do início do programa de limpeza, aconselha-se a eliminação, ou redução para níveis mínimos, de açúcares refinados e derivados, sal, café, álcool, tabaco, alimentos industriais e produtos animais.
No entanto, tem em atenção que as PAS não reagem habitualmente bem a programas mais drásticos como jejuns. O sistema nervoso sensível precisa de um aporte estável de energia para funcionar bem, o que quer dizer: um nível estável de açúcar no sangue ao longo da jornada.
Eu, pessoalmente, nunca me dei bem com jejuns e ao fim do segundo dia desistia. - DETOX SAZONAL DO FÍGADO
Este magnífico órgão é um dos grandes filtros do nosso corpo. Manter o fígado saudável é essencial para o bom funcionamento do mecanismo natural de desintoxicação.
As plantas mais usadas para o fígado incluem:
— dente-de-leão, alcachofra, cardo-mariano, boldo, burututu, rábano negro, etc.
Que se podem tomar geralmente durante 4 semanas sob a forma de:
— infusão (chás), 2 – 3 chávenas por dia.
— tinturas, geralmente 15 – 30 gotas por dia.
— ampolas, geralmente 1 por dia.
— cápsulas, como indicado no produto (mas prefiro as formas anteriores do que comprimidos ou cápsulas).
O fígado é normalmente desintoxicado na primavera e outono.
NOTA: se estás grávida ou a amamentar, se sofres de uma condição crónica ou tomas medicação, não deves iniciar a toma de remédios naturais sem antes consultar um profissional de saúde informado.
Se precisares de apoio nessa jornada, estou aqui para te apoiar!
A casa mais importante a manter limpa, é o teu próprio corpo.
Marina Abramović
E tu, que tipo de desintoxicação fazes? Com que frequência? Quais os resultados? Partilha na secção de comentários a tua experiência.
a
Sofia Loureiro | BSc • MNat • PhD
Terapeuta Natural & Mentora de Pessoas Altamente Sensíveis • Autora • Palestrante
Especializada em Pessoas Altamente Sensíveis • Certificação em PAS Nickerson Institute • Terapeuta da Dra Elaine Aron List
o
Muito obrigada Sofia por mais este post que é mesmo muito importante para mim.
Eu já algum tempo como o mais natural possível.
Já bebo de manhã um detox verde, tomo chá de hibisco-ulmeira-folha de Freixo, bebo 1,2l de água, mas a nível do fígado tenho que fazer muito mais e talvez para o próximo mês marco uma consulta consigo para acertar melhor estas coisa. Muito obrigada por tudo. Beijinho
Obrigada pelo contacto Adelaide.
Fico contente em saber que já tem a sua rotina de autocuidado, que é essencial ao nosso bem-estar.
Estou ao dispor para quando necessitar do meu apoio.
Beijinhos, Sofia